UMA BREVE INRODUÇÃO A OBJETOS USANDO EXEMPLOS EM JAVA

BUZZWORDS EM JAVA

MECANISMOS SIMPLES



/****************************************************
** Programa de revisão para os seguintes conceitos:
** 1. entrada e saida
** 2. comentários
** 3. tipos básicos (inteiros e strings)
** 4. variáveis
** 5. constantes
** 6. operadores simples (atribuição, adição, concatenação)
** 7. expressões
** 8. precedência de operadores
** @author Jacques P. Sauvé
** @since 08/04/1999
****************************************************/

import corejava.*; // necessário para "ler" do teclado
com Console

public class Intro {
   public static void main(String[] args) {
      String mensagem; // uma variável do tipo String
      String umString; // uma variável do tipo String
      int umInteiro; // uma variável do tipo int (inteiro)

      // a linha seguinte usa um string constante entre aspas
      umString = Console.readString("Digite qualquer coisa terminando com <ENTER>: ");
      mensagem = "Agora, digite um inteiro: ";
      umInteiro = Console.readInt(mensagem); // mensagem vem de uma variável
      System.out.println("Voce primeiro digitou: " + umString
            + ", depois digitou: " + umInteiro);
      System.out.println("A expressao 3 + " + umInteiro +
            " * 4 = " + (3+umInteiro*4));
   }
}

USANDO OBJETOS

  • UM POUCO DE DIVERTIMENTO :-)

  • EXEMPLO: Cruzamento1.java

  • 
    /****************************************************
    ** Programa de revisão para os seguintes conceitos:
    **   1. criação de objetos
    **   2. referências a objetos
    **   3. tempo de vida de objetos
    **   4. acesso ao objeto via métodos
    ** @author Jacques P. Sauvé
    ** @since 08/04/1999
    ****************************************************/
    
    import corejava.*;
    
    /*
     * O seguinte programa usa um Semaforo.
     * O que precisamos saber sobre o semaforo é o seguinte:
     *   1. forma de construir um semaforo:
     *         new Semaforo(Semaforo.VERMELHO)
     *         (o parametro pode tambem ser Semaforo.VERDE,
     *         Semaforo.AMARELO)
     *   2. Método de mudança no sinal: muda()
     *   3. Método para saber a cor do sinal: getNomeCorAtual()
     */
    public class Cruzamento1 {
       public static void main(String[] args) {
    	   // referencias a objetos Semaforo
          Semaforo norte, sul, leste, oeste;
          String   lixo;   // para ler <ENTER> do teclado
    
          // proxima linha daria erro (norte é refêrencia vazia)
          // norte.muda();
    
          // inicializacao do cruzamento com 4 sinais
          norte = new Semaforo(Semaforo.VERMELHO);
          sul = new Semaforo(Semaforo.VERMELHO);
          leste = new Semaforo(Semaforo.VERDE);
          oeste = new Semaforo(Semaforo.VERDE);
    
          // agora, os 4 objetos existem
    		// (referencias "apontam" para objetos)
          System.out.println("Semaforo norte esta " +
    		      norte.getNomeCorAtual());
          System.out.println("Semaforo sul esta " +
    		      sul.getNomeCorAtual());
          System.out.println("Semaforo leste esta " +
    		      leste.getNomeCorAtual());
          System.out.println("Semaforo oeste esta " +
    		      oeste.getNomeCorAtual());
    
          // efetuando mudanças no estado dos objetos
          lixo = Console.readLine(
                "Digite <ENTER> para ver a mudanca de semaforo");
          leste.muda();
          oeste.muda();
          System.out.println("Semaforo norte esta " +
    		      norte.getNomeCorAtual());
          System.out.println("Semaforo sul esta " +
    		      sul.getNomeCorAtual());
          System.out.println("Semaforo leste esta " +
    		      leste.getNomeCorAtual());
          System.out.println("Semaforo oeste esta " +
    		      oeste.getNomeCorAtual());
    
          // efetuando outra mudança no estado dos objetos do cruzamento
          lixo = Console.readLine(
                "Digite <ENTER> para ver a mudanca de semaforo");
          norte.muda();
          sul.muda();
          leste.muda();
          oeste.muda();
          System.out.println("Semaforo norte esta " +
    		      norte.getNomeCorAtual());
          System.out.println("Semaforo sul esta " +
    		      sul.getNomeCorAtual());
          System.out.println("Semaforo leste esta " +
    		      leste.getNomeCorAtual());
          System.out.println("Semaforo oeste esta " +
    		      oeste.getNomeCorAtual());
    
          // joga fora os objetos: eles nao podem mais ser referenciados
          norte = sul = leste = oeste = null;
          // proxima linha daria erro pois norte é uma refêrencia vazia
          // System.out.println("Semaforo norte esta " + norte);
       }
    }
    

    java1.htm programa próxima