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** Programa de revisão para os seguintes conceitos:
** 1. entrada e saida
** 2. comentários
** 3. tipos básicos (inteiros e strings)
** 4. variáveis
** 5. constantes
** 6. operadores simples (atribuição, adição, concatenação)
** 7. expressões
** 8. precedência de operadores
** @author Jacques P. Sauvé
** @since 08/04/1999
****************************************************/
import corejava.*; // necessário para "ler" do teclado
com Console
public class Intro {
public static void main(String[] args) {
String mensagem; // uma variável do tipo String
String umString; // uma variável do tipo String
int umInteiro; // uma variável do tipo int (inteiro)
// a linha seguinte usa um string constante entre aspas
umString = Console.readString("Digite qualquer coisa terminando com <ENTER>: ");
mensagem = "Agora, digite um inteiro: ";
umInteiro = Console.readInt(mensagem); // mensagem vem de uma variável
System.out.println("Voce primeiro digitou: " + umString
+ ", depois digitou: " + umInteiro);
System.out.println("A expressao 3 + " + umInteiro +
" * 4 = " + (3+umInteiro*4));
}
}
/**************************************************** ** Programa de revisão para os seguintes conceitos: ** 1. criação de objetos ** 2. referências a objetos ** 3. tempo de vida de objetos ** 4. acesso ao objeto via métodos ** @author Jacques P. Sauvé ** @since 08/04/1999 ****************************************************/ import corejava.*; /* * O seguinte programa usa um Semaforo. * O que precisamos saber sobre o semaforo é o seguinte: * 1. forma de construir um semaforo: * new Semaforo(Semaforo.VERMELHO) * (o parametro pode tambem ser Semaforo.VERDE, * Semaforo.AMARELO) * 2. Método de mudança no sinal: muda() * 3. Método para saber a cor do sinal: getNomeCorAtual() */ public class Cruzamento1 { public static void main(String[] args) { // referencias a objetos Semaforo Semaforo norte, sul, leste, oeste; String lixo; // para ler <ENTER> do teclado // proxima linha daria erro (norte é refêrencia vazia) // norte.muda(); // inicializacao do cruzamento com 4 sinais norte = new Semaforo(Semaforo.VERMELHO); sul = new Semaforo(Semaforo.VERMELHO); leste = new Semaforo(Semaforo.VERDE); oeste = new Semaforo(Semaforo.VERDE); // agora, os 4 objetos existem // (referencias "apontam" para objetos) System.out.println("Semaforo norte esta " + norte.getNomeCorAtual()); System.out.println("Semaforo sul esta " + sul.getNomeCorAtual()); System.out.println("Semaforo leste esta " + leste.getNomeCorAtual()); System.out.println("Semaforo oeste esta " + oeste.getNomeCorAtual()); // efetuando mudanças no estado dos objetos lixo = Console.readLine( "Digite <ENTER> para ver a mudanca de semaforo"); leste.muda(); oeste.muda(); System.out.println("Semaforo norte esta " + norte.getNomeCorAtual()); System.out.println("Semaforo sul esta " + sul.getNomeCorAtual()); System.out.println("Semaforo leste esta " + leste.getNomeCorAtual()); System.out.println("Semaforo oeste esta " + oeste.getNomeCorAtual()); // efetuando outra mudança no estado dos objetos do cruzamento lixo = Console.readLine( "Digite <ENTER> para ver a mudanca de semaforo"); norte.muda(); sul.muda(); leste.muda(); oeste.muda(); System.out.println("Semaforo norte esta " + norte.getNomeCorAtual()); System.out.println("Semaforo sul esta " + sul.getNomeCorAtual()); System.out.println("Semaforo leste esta " + leste.getNomeCorAtual()); System.out.println("Semaforo oeste esta " + oeste.getNomeCorAtual()); // joga fora os objetos: eles nao podem mais ser referenciados norte = sul = leste = oeste = null; // proxima linha daria erro pois norte é uma refêrencia vazia // System.out.println("Semaforo norte esta " + norte); } }