Projeto Avançado de Software

Período: 1998.2

Conteúdo

Professor
Monitor
Objetivos
Ementa
Programa
Plano de Aulas
Bibliografia
Material do Curso
Avaliação
Notas dos Alunos
Lista de Exercícios
Datas Importantes
Lista de Discussão
URLs Adicionais

Professor: Jacques Philippe Sauvé

Horários das Aulas e de Atendimento a Alunos pelo Professor

Monitor: Telmo Pimentel Mota

Horário de Atendimento a Alunos pelo Monitor

Objetivos

Objetivos Gerais

Objetivos Específicos

Plano de Aulas

Dia Assunto Planejado
10 Nov. Recolher Emails dos alunos para montar lista de discussão
Achar horário para reposição de aulas
Anunciar URL da disciplina: http://www.dsc.ufpb.br/~jacques/cursos/lp4/index.html
Pedir para não imprimir nas impressoras da Universidade
Avisar para todos olharem as datas importantes
Objetivos da disciplina
Programa da disciplina
Projetos e critérios de avaliação
Introdução ao Processo de Desenvolvimento: etapas e aspectos considerados
Breve resumo de cada etapa do processo
13 Nov. Documento de Requisitos
Análise de um documento típico de requisitos
17 Nov. Documento de  Direções
Análise de um documento típico de direções
20 Nov. Documento de Especificação
Análise de um documento típico de especificação
24 Nov. Introdução a Java: classes, objetos
27 Nov. [Buffer de contingência para as aulas]
1 Dec. Introdução a Java: métodos
4 Dec. Introdução a Java: expressões e fluxo de controle, pacotes e interfaces
8 Dec. Prova 1 sobre o Processo até Especificação
11 Dec. Introdução a Java: casting e exceções
15 Dec. Documentos de Design de Alto e Baixo Nível
Análise de documentos típicos de Design de Alto e Baixo Níveis 
18 Dec. [Buffer de contingência para as aulas]
5 Jan. Planos de testes
Análise de um plano de testes típico
Ferramentas de testes
Acompanhando defeitos do produto
Controle de mudanças no desenvolvimento de software
8 Jan. Planejamento de cronogramas de desenvolvimento e acompanhamento de projetos de desenvolvimento
12 Jan. Introdução a Design Patterns: o que é um design pattern, descrição de design patterns, catálogo de design patterns
15 Jan. Como design patterns resolvem problemas de projeto, como selecionar e usar design patterns
19 Jan. Estudo de caso (editor). Problemas de projeto. Estrutura do documento e o design pattern "Composite"
22 Jan. Estudo de caso (editor). Formatação e o design pattern "Strategy"
26 Jan. Prova 2 sobre Java e o resto do Processo
29 Jan.  [Buffer de contingência para as aulas]
2 Fev. Estudo de caso (editor). Interface do usuário e o design pattern "Decorator"
5 Fev. Estudo de caso (editor). Look-and-feel e o design pattern "Abstract Factory"
9 Fev. Estudo de caso (editor). Sistemas de janelas e o design pattern "Bridge"
12 Fev. Estudo de caso (editor). Operações do usuário e o design pattern "Command"
19 Fev. Estudo de caso (editor). Análise textual e o design pattern "Iterator"
23 Fev. Estudo de caso (editor). Análise textual e o design pattern "Visitor"
26 Fev. O design pattern "Factory Method"
2 Mar. O design pattern "Observer"
5 Mar. O design pattern "Template Method"
9 Mar.  [Buffer de contingência para as aulas]
12 Mar.  [Buffer de contingência para as aulas]
16 Mar. Prova 3 sobre Design Patterns
19 Mar.  Entrega do projeto e demo
23 Mar.  Entrega do projeto e demo
26 Mar. Prova Final

Bibliografia

  1. O Processo de Desenvolvimento de Software no Grupo de Redes de Computadores da UFPb, Jacques P. Sauvé, Relatório Técnico RT-GRC-98-1, 1998.
  2. Managing Software Development Projects : Formula For Success, Second Edition, Neal Whitten, John Wiley & Sons, 1995.
  3. Design Patterns : Elements Of Reusable Object-Oriented Software, Gamma, Helm, Johnson e Vlissides, Addison-Wesley, 1995.
  4. Thinking In Java : The Definitive Introduction To Object - Oriented Programming The Language Of The World Wide Web, Bruce Eckel, Prentice Hall, 1998.
  5. Data Structures and Problems Solving Using Java, Weiss, Addison-Wesley, 1998.

Avaliação

A avaliação será feita com 3 provas parciais e um projeto. O projeto será avaliado em 7 fases distintas:

As seis primeiras fases acima serão avaliada através de um documento a ser produzido pelo aluno sobre o assunto. Os detalhes podem ser vistos aqui. Os pesos atribuídos aos vários eventos de avaliação são indicados abaixo

Evento de Avaliação Peso
Três provas parciais conceituais 30%
Documento de requisitos 10%
Documento de direções 10%
Documento de especificação 10%
Documento de design de alto nível 10%
Documento de design de baixo nível 10%
Planos de testes 10%
Qualidade do código 10%

Datas Importantes

Prova 1 08/12/1998
Prova 2 26/01/1999
Prova 3 16/03/1999
Prova Final 26/03/1998
Entrega do Documento de Requisitos 24/11/1998
Entrega do Documento de Direções 04/12/1998
Entrega do Documento de Especificação
(Incluindo o Manual do Usuário)
15/12/1998
Entrega do Documento de Design de Alto Nível 05/01/1999
Entrega do Documento de Design de Baixo Nível 15/01/1999
Entrega dos Planos de Testes e Cronograma detalhado de codificação e testes 19/01/1999 
Entrega do Código Documentado e Demonstração do Produto 19/03/1999

URLs Adicionais

Sobre o Processo de Desenvolvimento de Software

Sobre Design Patterns

Sobre Java e CGI