|
Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Disciplina: Introdução à Ciência da Computação – Turma:
05 Período: 2017.1 – Prof. Roberto Faria 1ª.
Lista de Exercícios de Fixação
DATA: 11/05/2017 |
Data
Limite de Entrega: 18/05/2017
E-mail
de Entrega: icc.t5.exercicios@gmail.com
Responder os exercícios de fixação em dupla após
assistir e discutir cada uma das 04 (quatro) vídeo-aulas indicadas. Entregar as
respostas para cada vídeo-aula. Colocar a resposta após sua pergunta,
intercalando no texto.
A)
Responda de acordo
com a vídeo-aula “A evolução dos computadores” da UNIVESP publicada no YOUTUBE
(https://www.youtube.com/watch?v=zu5QvPHGU3Q):
1) Liste os
computadores eletrônicos citados e classifique-os de acordo com os tipos
apresentados.
2) Quais os
vários significados assumidos pela palavra “computador”?
3) Antes de
existir os computadores eletrônicos para que foram utilizados os computadores
humanos?
4) Quais as
primeiras máquinas calculadoras utilizadas e quais seus princípios de
funcionamento?
5) Qual o grande
diferencial das máquinas de calcular de Charles Babage em relação às
anteriores? O que tinham de semelhante estas máquinas com os computadores
atuais?
6) Que princípio
utilizado nos computadores eletrônicos atuais, utilizava a máquina de calcular
de Konrad Zuse? Qual nova tecnologia, utilizou Zuse em suas máquinas de
calcular?
7) Como a empresa
IBM entrou na indústria de computadores? Em que ramo de negócios, atuava a IBM
nos seus primórdios?
8) Quem foi
Herman Hollerith e qual a sua ligação com os primeiros computadores?
9) Como evoluíram
os computadores de acordo com suas tecnologias de construção?
10) Quais os
vários esforços para a construção de computadores eletrônicos realizadas
utilizando a tecnologia da chamada 1ª geração?
11) O que
caracterizava a 2ª geração de computadores e quais as perspectivas, da época
para a utilização dos computadores?
12) Como se deu
realmente a evolução dos computadores eletrônicos até os dias de hoje? O que
possibilitou essa evolução em relação a nossa vida hoje?
B)
Responda de acordo
com a vídeo-aula “Computadores: hardware” da UNIVESP (https://www.youtube.com/watch?v=qQpXmzJHm8I) publicada no YOUTUBE:
1) O que é o
Sistema Binário?
2) Escreva a
sequência de valores de 0 a 15 no Sistema Binário.
3) O que é bit,
byte e palavra? (pesquise)
4) Quais os
módulos que compõem a estrutura geral de um Computador? (também conhecida como
Arquitetura Básica de um Computador)
5) Qual a
funcionalidade de cada módulo?
6) O que o
processador faz “essencialmente”?
7) Cite
características que diferenciam um processador de outro.
8) O que é o
conjunto de instruções de um processador e como se deu a evolução do mesmo?
9) O que é o clok
do sistema? (também conhecido como clock interno/ velocidade do relógio/pulso
do sistema)
10) O que é um
processador com vários núcleos (multicore)?
11) Diferencie
Memória Principal, Memória Cache e Memórias Secundárias quanto às seguintes
características: volatilidade, tempo de acesso e capacidade de armazenamento.
12) Qual a
finalidade da Memória Cache?
13) Exemplifique
Dispositivos de Entrada
14) Exemplifique
Dispositivos de Saída.
15) Qual a
finalidade dos dispositivos externos de armazenamento?
C)
Responda de acordo
com a vídeo-aula “Computadores: hardware” da UNIVESP (https://www.youtube.com/watch?v=hjYehF3lFdQ) publicada no YOUTUBE:
1) O que é
hardware?
2) Quais as
diferenças entre os circuitos dos computadores e outros circuitos eletrônicos?
3) Nos circuitos
digitais, como é feita a representação dos bits (0´s e 1´s)?
4) Por que não
distinguimos todos os componentes do circuito (transistores, resistores, etc.)
quando examinamos uma placa de circuito de um computador?
5) Quais as duas
partes principais de um circuito de computador?
6) Como
interagem, no ciclo de funcionamento de um circuito de computador, o processador
e a memória?
7) O que faz a memória de um computador?
8) Qual a
diferença de memória dinâmica e estática?
9) Quais funções,
em relação aos dados (representados por bits), a memória realiza?
10) Quais os tipos
de bits tem uma memória?
11) O que mudou
“essencialmente” na funcionalidade e organização dos circuitos das primeiras
memórias utilizadas, para as memórias utilizadas nos dias de hoje?
12) O que é o
“ciclo de instrução” do computador? Qual é a sua sequência de passos? Por
quanto tempo ele é executado?
13) O que acontece
durante a “busca de instrução”?
14) O que contém o
Contador de Programa?
15) O que acontece
durante a “decodificação de instrução”?
16) O que faz a
Unidade de Controle?
17) O que acontece
durante a “execução de instrução”?
18) O que faz a
Unidade de Execução (também conhecida como Unidade Lógico-Aritmética)?
19) O que acontece
durante o “armazenamento de resultado”?
20) O que é uma
operação lógica? O que é uma porta lógica?
21) O que contém
uma Unidade Lógico-Aritmética?
22) Quais as
partes que compõe um processador qualquer?
23) O que preconiza
a “Lei de More”?
24) O que mudou e
o que não mudou de essencial na organização e arquitetura dos primeiros
processadores para os processadores atuais?
D)
Responda de acordo
com a vídeo-aula “Sistemas Operacionais” da UNIVESP (https://www.youtube.com/watch?v=WruRR-8aPF0) publicada no YOUTUBE:
1) O que é um
sistema operacional?
2) Já que o
hardware dos computadores têm os mesmos componentes, como é que os diferentes
computadores conseguem executar tarefas tão diversificadas?
3) Qual a
diferença de software e programa (ou aplicativo)?
4) O que é uma
instrução de máquina? Como uma instrução de máquina é representada?
5) Quem define
qual o conjunto de instruções um
processador é capaz de compreender e executar?
6) O que são
linguagem de máquina, linguagem assembler e linguagem de alto nível?
7) Por que os
programadores utilizam mais a linguagem de alto nível do que a linguagem
assembler?
8) O que é um
compilador? Podemos utilizar o mesmo compilador (tradutor) de uma determinada
linguagem de alto nível para qualquer computador? Por que?
9) O que é um
sistema operacional e que funções ele realiza?
10) Em que momento
do uso do computador começa a execução do sistema operacional? No começo de sua
execução o que faz o sistema operacional?
11) Como o sistema
operacional coordena o acesso de vários usuários?
12) Qual a função
dos ícones da área de trabalho do sistema operacional? O que acontece quando o
usuário ativa um desses ícones?
13) O que é um
processo do sistema operacional?
14) Por que existe
no sistema operacional um procedimento específico para desligar um computador?
O que esse procedimento faz na realidade?
OBS: Esse
exercício já é preparação para a primeira prova.
BOM TRABALHO!