INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

 

1.     Resolução de Problemas com o Uso do Computador

 

·         Na resolução de problemas com o uso do computador o objetivo é ensinar o computador a obter a solução do problema proposto.

 

·         São necessários: a garantia que a natureza da solução do problema seja computável, isto é, que o computador seja capaz de realizar a sua solução a partir de suas operações básicas; e que os dados a serem processados possam ser manipulados pelo computador. Ex: textos, números, imagens, sons, etc.

 

·         Passos para resolver problemas pelo computador:

 

1)    Entender o problema – conhecer a natureza do problema, identificar claramente o que está sendo pedido, reunir a base de conhecimento para se elaborar um processo para a obtenção da solução e quebrar o problema em problemas menores ou subproblemas

 

2)    Conhecer os dados do problema – analisar os dados fornecidos e obter os dados complementares

 

3)    Desenvolver um método para obtenção da solução – construir um algoritmo para dar solução ao problema

 

4)    Otimizar o método de obtenção da solução – refinar, retirar redundâncias, usando estruturas as mais simples possíveis

 

5)    Escrever o programa – traduzir as instruções lógicas do algoritmo para as instruções da linguagem de programação que mais se adeqüe à natureza do problema, produzindo o programa fonte

 

6)    Compilar o programa fonte – Traduzir automaticamente, pelo computador, através de um programa compilador, o programa fonte para a linguagem que o computador “entende”, a linguagem de máquina; caso sejam encontrados erros de sintaxe, voltar ao passo 5)

 

7)    Testar o programa – executar um programa com dados de teste que explorem todas as funcionalidades e limites do programa, analisando os resultados obtidos; caso sejam encontrados erros de lógica, voltar ao passo 3) ou , se necessário, ao passo 1)