UFCG/CCT/DSC

Disciplina: Introdução à Ciência da Computação – Turmas 01, 02 e 05

Período 2005.1

Professor: Roberto M. de Faria

 

LISTA DE EXERCÍCIO 02 - 17/08/2005

 
Data de Entrega: 30/08/2005

 

1)      Faça uma planilha eletrônica para controlar as vendas mensais de uma loja de departamentos. Os itens da planilha estarão divididos em grandes grupos totalizados por departamento e total geral. Para cada item de venda deveremos ter: código, descrição, unidade, preço de custo, preço de venda, quantidade vendida, total de custo do item, total de vendas do item, classificação fiscal (A, B ou C), imposto a recolher, lucro líquido,  % de lucro líquido sobre o total de custo do item e % de lucro líquido sobre o total de vendas do item. Cada total de subgrupo deverá ter um percentual associado sobre o total geral.

 

Observações:

a)         Dados Informados: código, descrição, unidade, preço de custo, preço de venda, quantidade vendida e classificação fiscal (A, B ou C).

b)         Dados Calculados:

-         O total de custo do item é quantidade vendida x preço de custo;

-         O total de vendas do item é quantidade vendida x preço de venda;

-         O imposto a recolher para a classificação fiscal A é isento, para a B é 11% do total de vendas do item e para a C é 17% sobre o total de vendas do item (os percentuais poderão ser mudados e deverão estar em células exclusivas para eles – formando uma tabela);

-         O lucro líquido é o total de vendas do item menos o total de custo do item menos o imposto a recolher;

-         O % de lucro líquido sobre o total de custo do item é: lucro líquido x 100 ¸ total de custo do item;

-         O % de lucro líquido sobre o total de vendas do item é: lucro líquido x 100 ¸ total de vendas do item;

-         Totalizadores de departamento (somatório) de colunas: total de custo do item, total de vendas do item, imposto a recolher e lucro líquido;

-         % de totalizadores de departamento sobre totais gerais: total do departamento da coluna x 100 ¸ total geral da coluna;

-         Totalizadores gerais: os mesmos criados para os departamentos.

c)         Embelezamento da planilha: utilize os vários recursos estudados de forma esmerada.

 

2)      Faça uma planilha eletrônica para controlar os estoques da Empresa Pagou-Levou S.A. A planilha deverá seguir as diretrizes abaixo:

 

a)      Os itens de produtos em estoque deverão ter os seguintes dados: código, descrição, unidade, quantidade em estoque, preço de custo em real, total do custo em real, preço de custo em dólar, total do custo em dólar, total do custo pelo dólar do dia e percentual do total do custo em real sobre o total do custo pelo dólar do dia.

b)      Por tratar-se de um magazine, os itens da empresa deverão estar divididos por setores tais como: confecções, utilidades domésticas, ferramentas, perfumaria, etc.; e, os valores serão totalizados por setor.

c)      Haverá uma linha de totais gerais da empresa.

d)      Haverá uma linha de percentuais dos valores totais dos setores sobre os totais gerais.

e)      Haverá uma célula com o valor do dólar do dia, para atualizações dos valores em dólar.

f)        Os itens de um mesmo setor estarão em ordem alfabética.

g)      A planilha será “embelezada” com os recursos disponíveis.

h)      Faça um gráfico para cada setor mostrando: descrição do produto x total de custo em real.

 

3)      Faça uma planilha eletrônica para controlar o orçamento mensal e sua casa. A planilha deverá seguir as diretrizes abaixo:

 

a)      A planilha estará separada e totalizada por despesas e receitas.

b)      Os itens das receitas estarão classificados e totalizados por grupos, p.e.: salários, recebimento de alugueis, mesadas, etc.

c)      Os itens das despesas estarão classificados e totalizados por grupos, p.e.: moradia, alimentação, vestuário, higiene pessoal, transporte, etc.

d)      Cada item de grupo conterá uma descrição, um valor e percentuais calculados sobre o total do grupo e o total geral de despesas ou receitas.

e)      O saldo do mês será calculado.

f)        Os grupos estarão em ordem alfabética e os itens estarão em ordem decrescente de valor.

g)      A planilha será “embelezada” com os recursos disponíveis.

 

 

O – O – O