Universidade Federal de Campina Grande

Departamento de Sistemas e Computação

Disciplina: Introdução à Ciência da Computação - ICC (Turmas 01 e 02)

Período: 2003.2

Prof.: Roberto M. de Faria

 

 

3a Lista de Exercícios

Entrega da lista: 18/03/04

 

1)      Faça um programa Fortran que receba um inteiro de até 5 dígitos e verifique quantos dígitos d (0 ≤ d ≤ 9), se encontram no inteiro.

 

2)      Faça um programa Fortran que receba três valores inteiros e mostre através de mensagens quais valores é múltiplo de quais valores entre eles.

 

3)      Faça um programa Fortran que receba um valor inteiro e mostre seu numeral ordinal correspondente. O inteiro será um valor entre 1 e 99.

 

4)      Faça um programa Fortran que reconheça que um número inteiro é ou não primo.

 

5)      Faça um programa Fortran que calcule o fatorial de vários números inteiros. O programa encerrará quando ler um número negativo.

 

6)      Escreva um programa Fortran para ler três números reais quaisquer e imprimir estes números em ordem numérica crescente.

 

7)      Escreva um programa Fortran que leia cinqüenta valores reais quaisquer, imprima os valores lidos e determine qual o segundo maior dentre os valores e sua posição no conjunto, sem efetuar ordenação.

 

8)      Escreva um programa Fortran para ler e imprimir a idade de um grupo de N pessoas. Ao final, o programa deve determinar a pessoa mais idosa, a mais jovem, e a média das idades do grupo de pessoas.

 

9)      Escreva um programa Fortran para calcular uma aproximação para Pi. A aproximação pode ser obtida de Pi = 4 - 4/3 + 4/5 - 4/7 + 4/9 - 4/11 + ... O programa deve encerrar o processamento quando a variação no valor calculado for inferior a 0.0001.

 

10)  Escreva um programa Fortran para gerar os quinze primeiros termos da série de Fibonacci: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, ... (Na série de Fibonacci, os dois primeiros termos são definidos e os demais são a soma dos dois anteriores).

 

 

Obs: Dois operandos inteiros operados aritmeticamente resulta sempre num inteiro. Basta um operando ser real para que o resultado da operação aritmética seja real.

– O – O – O –