Sistemas de
Apoio à Decisão – SAD
Graduação do
Curso de Ciência da Computação
UFCG -
2006.2
Ementa:
Um
estudo de sistemas de suporte à decisão e aplicações.
Tópicos:
·
frameworks de suporte à decisão,
·
processos de decisão,
·
projeto e desenvolvimento,
·
arquiteturas e redes,
·
SAD web-based,
·
avaliação de SADs.
Resumo:
Este
curso é orientado para estudantes de graduação de Cursos de Computação com
interesse em aprofundar conhecimentos sobre desenvolvimento, gestão e uso de SADs. No escopo deste curso
pretende-se investigar o projeto, desenvolvimento e implementação de sistemas
baseados em informação para suporte à tomada de decisão incluindo: communication-driven
ou SAD orientado a grupos (SADG), SAD orientado a dados, SAD orientado a
modelo, SAD orientado a documento, e SAD orientado a conhecimento.
Em
geral, SADs são usados por
pessoas que possuem conhecimento qualificado em suas atividades e que
necessitam ser auxiliados por SI, ao invés de serem substituídos pelo SI. A
definição mais ampla sobre SAD os descreve como sistemas ou subsistemas
interativos que auxiliam o tomador de decisão a utilizar dados, modelos e/ou
comunicação para resolver problemas e tomar decisões. SAD orientado a dados
enfatizam o uso de dados e incluem Sistemas de Informação Executivos (SIE); SAD
orientado a modelo enfatizam o uso de modelos para suporte à tomada de decisão.
Um SAD orientado a grupos é um sistema interativo com funcionalidades que
auxiliam a resolução de problemas por tomadores de decisão que trabalham
Hoje,
SI orientados a negócios são canais primários para comunicação, armazenamento e
recuperação de ordens de produtos, registros contáveis, e outros dados de
negócios. SIs, em geral, suportam a maioria das
atividades de uma organização. Gerentes, em geral, estão envolvidos com o uso e
gestão de informação. Este curso deverá preparar você sobre como computadores,
software, redes, e SI podem auxiliar na tomada de decisão em negócios e suas
operações. Você deve ter observado que, em geral, algumas das tecnologias de
informação em uso já
se encontram desatualizadas ou até obsoletas. Nós TI são complexas e mudam
rapidamente. Por todas estas razões, gerentes necessitam constantemente aprender
mais sobre SI e, uma atitude bastante positiva, seria uma parceria com
profissionais de SI – rumo ao desenvolvimento de SADs.
Gerentes
e profissionais de SI podem compartilhar responsabilidades no desenvolvimento
de SIs mais efetivos para atuação com os
problemas oportunidades que surgem com
as mudanças rápidas das TIs. Gerentes devem
considerar tanto as TIs como
como os SIs quando iniciam suas tarefas, na
supervisão de pessoas, no contato com clientes e fornecedores, na formulação de
estratégias, no desenvolvimento de planos e implementação de controles da
gestão.
O
foco central deste curso é o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao
projeto e desenvolvimento de SAD e SI web-based.
Também iremos explorar o papel de um SAD no suporte executivo aos tomadores de
decisão de uma empresa e no impacto de TI nas empresas.
Ao
final do curso, espera-se que você:
1.
Conheça termos
fundamentais, conceitos e teorias associados à SADs, decisão auxiliada por computador, sistemas
especialistas, sistemas de suporte à grupos e sistemas de informação
executivos.
2.
Tenha examinado
exemplos e estudos de casos que documentam como se faz a tomada de decisão numa
empresa, incluindo vários planos, análise e controle de tarefas.
3.
Tenha obtido
conhecimento acerca da análise, projeto e implementação de SADs.
4.
Tenha examinado
projetos de interfaces para SADs.
5.
Detenha
conhecimento para construir SAD a partir de HTML, MS Access e Excel, ou JavaScript.
6.
Tenha
identificado o papel de SAD numa empresa, suas implicações organizacionais e
sociais.
Alunos
Matriculados:
Alexandre
Cavalcanti
Arthur
Nóbrega
Gustavo Antunes
Miguel
Queiroga
Negla
Santos
Alunos/Atividades:
Grupos |
C1 |
C2 |
C3 |
C4 |
C5 |
C6 |
C7 |
C8 |
C9 |
C10 |
C11 |
C12 |
EC#1 |
EC#2 |
EC#3 |
EC#4 |
EC#5 |
EC#6 |
Flavio Vinicius |
OK |
OK |
OK |
OK |
OK |
OK |
Ok |
Ok |
-- |
Ok |
Ok |
Ok |
OK
|
Ok |
OK |
Ok |
Ok |
Ok |
Taciano Pinheiro |
OK |
OK |
-- |
OK |
OK |
OK |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
-- |
OK |
Ok |
-- |
Ok |
Ok |
Paolo Victor |
OK |
OK |
OK |
OK |
OK |
OK |
Ok |
Ok |
-- |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
Gustavo Antunes |
OK |
OK |
OK |
OK |
OK |
OK |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
-- |
OK |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
Gustavo Campello Sabrina Souto |
OK |
OK |
OK |
OK |
OK |
OK |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
-- |
Ok |
Ok |
-- |
Ok |
Ok |
Alfeu
Buriti Miguel
Queiroga Filho Negla Santos |
OK |
Ok |
Ok |
OK |
OK |
OK |
Ok |
Ok |
-- |
Ok |
Ok |
Ok |
-- |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
Ok |
Avaliação:
Tarefas |
Score |
Exercícios |
100 |
6 Estudos de Casos |
140 |
2 Exames |
240 |
Participação |
20 |
Total |
500 |
Nomes |
Aval 1 |
Aval 2 |
Aval 3 |
Alexandre Cavalcanti |
__ |
__ |
__ |
__ |
5,3 |
5,5 |
|
Arthur Nóbrega |
__ |
__ |
__ |
__ |
9,0 |
9,0 |
|
__ |
9,5 |
7,5 |
|
7,5 |
9,0 |
-- |
|
Gustavo Antunes |
8,5 |
8,5 |
-- |
__ |
__ |
__ |
|
7,0 |
9,0 |
-- |
|
Miguel Queiroga |
__ |
5,0 |
8,5 |
Negla Santos |
__ |
7,5 |
8,0 |
__ |
9,5 |
9,0 |
|
__ |
9,3 |
8,0 |
|
Taciano Pinheiro |
9,5 |
9,5 |
-- |
Nome |
Exame 1 |
Exame 2 |
Exercícios |
Estudos de Casos |
Participação |
Média Final |
Alfeu
Buriti |
5,30 |
5,50 |
9,00 |
8,50 |
5,00 |
7,0 |
Flávio
Roberto |
9,00 |
9,00 |
9,00 |
10,00 |
10,00 |
9,3 |
Flávio
Vinicius |
9,50 |
7,50 |
9,00 |
10,00 |
10,00 |
9,1 |
Gustavo
Campello |
7,50 |
9,00 |
10,00 |
9,00 |
9,00 |
8,8 |
Gustavo Antunes |
8,50 |
8,50 |
10,00 |
9,00 |
9,00 |
9,0 |
Leandro
Max |
7,00 |
9,00 |
10,00 |
9,00 |
9,00 |
8,7 |
Miguel Queiroga |
5,00 |
8,50 |
9,00 |
8,50 |
7,00 |
7,7 |
Negla Santos |
7,50 |
8,00 |
9,00 |
8,50 |
8,00 |
8,2 |
Paolo
Victor |
9,50 |
9,00 |
9,00 |
10,00 |
10,00 |
9,4 |
Sabrina
Souto |
9,30 |
8,00 |
10,00 |
9,00 |
9,00 |
9,0 |
Taciano Pinheiro |
9,50 |
9,50 |
9,00 |
8,00 |
10,00 |
9,0 |
NOTAS
FINAIS:
Os
exames cobrem algumas os assuntos tratados, apresentando algumas questões
(podem ser: resposta rápida, múltipla escolha, ou análise de casos).
Os
exercícios poderão ser em sala de aula ou fora de sala, contendo tarefas em
diferentes formatos.
Caso
você tenha algum problema que o impeça de cumprir com o cronograma da
disciplina, favor me informe com alguma antecedência.
Espera-se
que a sua participação se dê em 100% das aulas. A participação ativa é crítica
para o trabalho que iremos desenvolver. Portanto, estaremos também pontuando
este item.
Cronograma:
2006.2 (2006/2007) |
Conteúdo |
Testes / Exercícios |
|
Nov 28 |
Cap. 1 Visão Global SAD (Slides
– Texto Base) |
|
|
Dez 5 |
Cap. 2 Ganhos competitivos
com SAD |
Exercício Cap. 1 |
|
Jan 30 |
Cap. 3 Análise dos
processos de decisão de negócios |
Exercício Cap. 2 |
|
Fev 6 |
Cap. 4 Projetando e desenvolvendo SADs (Slides
– Texto Base) |
Exercício Cap. 3 |
|
Fev 9 |
Cap. 4 Projetando e desenvolvendo SADs (Slides
– Texto Base) |
Exercício Cap. 4 |
|
Fev 13 |
|
Estudo de Caso #1 Estudo de Caso #2 |
|
Fev 16 |
|
Exame #1 |
|
Fev 27 Unidade 5 |
Cap. 5 Projeto e avaliação
de interfaces para SADs |
Exercício Cap. 5 |
|
Mar 6 Unidade 5 |
Cap. 6 Avaliação de
arquiteturas, redes e aspectos de segurança de SAD |
|
|
Mar 9
|
Cap. 6 Avaliação de
arquiteturas, redes e aspectos de segurança de SAD |
Exercício Cap. 6 |
|
Mar 13 |
Cap. 7 Desenvolvimento de
SAD orientado a dados e documentos |
|
|
Mar 16 |
Cap. 7 Desenvolvimento de
SAD orientado a dados e documentos |
|
|
Mar 20 Unidade 7 |
Cap. 8 Implementação de SAD
orientado a grupos |
|
|
Unidade 8 |
Cap. 8 Implementação de SAD
orientado a grupos |
Exercícios Cap. 7 e 8 Redland
Genstar Data Mart Case Estudo de Caso #4 |
|
Mar 27 Unidade 9 |
Cap. 9 Desenvolvimento de
SAD orientado a modelo (Slides
– Texto Base) |
|
|
Mar 30 |
|
Exame #2 |
|
Abr 3 |
Não haverá aula. Me enviem Case #6. Façam exercício Cap. 9. e Leiam os artigos anexos. |
Estudo de Caso #5 Space-Shuttle
Case Exercício Cap. 9 about using data mining to identify a relation
between sales of beer and diapers? |
|
Abr 10 |
Cap. 10 Desenvolvimento de
SAD orientado a conhecimento e Mineração de dados (Slides – Texto
base) |
|
|
Abr 13 |
Cap. 10 Desenvolvimento de
SAD orientado a conhecimento e Mineração de dados (Slides – Texto
base) |
Exercício Cap. 10 Estudo de Caso #6 |
|
Abr 17 |
Cap. 11 Desenvolvimento de
SAD web-based e inter organizacional |
|
|
Abr 20 |
Cap. 11 Desenvolvimento de
SAD web-based e inter organizacional |
Exercício Cap. 11 |
|
Abr 24 |
Cap. 12 Avaliação de
projetos de SAD (Slides – Texto
base) |
|
|
Abr 27 |
Cap. 12 Avaliação de
projetos de SAD (Slides – Texto
base) Aula resumo Cap. 10-12. |
Exercício Cap. 12 What
is the design concept for PlanningDSS.com? What
can DSS designers learn from video games? |
|
Maio 04 |
Não sera
cobrado! |
What is a Spreadsheet-based DSS? Who are the major vendors of Excel add-in programs for building model-driven DSS? |
|
|
|
|
|
Maio 11 |
Teremos duas notas
contabilizadas. Os alunos que já fizeram dois exames podem optar por fazer o
terceiro, a menor nota sera eliminada. |
Exame #3/ Reposição (todo o
conteúdo visto) |
|
Maio 15 |
|
Final |
|
[Baseado
no Hyperbook
“Decision Support System” – Copyright © 1995-2005 by D. J. Power]