UFCG/CEEI/DSC – Graduação em Ciência da Computação                          Página atualizada em: 3/12/2010 16:16

Disciplina: TECC (Sistemas de Apoio à Decisão - SAD)

Professor: Carlos Eduardo Pires (cesp@dsc.ufcg.edu.br) Sala do Professor: 212

Período: 2010.2

 

 Ementa

Objetivo

 

Justificativa

 

Conteúdo Programático

 

Plano de Aulas

 

Pré-Requisitos

Carga Horária

 

Metodologia

Avaliações

 

Notas

Bibliografia

 

Projeto

 

Horário

Lista da Disciplina

 

 

Ementa [TOPO]

Os conceitos, níveis e tipos de decisão nas organizações. Os estágios do processo decisório. Os modelos individuais de tomada de decisão. Os modelos organizacionais de tomada de decisão. Teorias, metodologias, técnicas e ferramentas aplicáveis à análise de decisões. Os conceitos de sistema de apoio à decisão. Os tipos de sistemas de apoio à decisão. Componentes de sistemas de apoio à decisão. Metodologias, técnicas e ferramentas de desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão. Projeto de sistema de apoio à decisão.

 

Objetivo [TOPO]

Capacitar o aluno a empregar conceitos, metodologias, técnicas e ferramentas para a análise do processo decisório nas organizações e no desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão.

 

Justificativa [TOPO]

Atualmente as organizações necessitam cada vez mais de informações de apoio à tomada de decisão. As características de um sistema de apoio dessa natureza estão no enfoque sobre as decisões, na flexibilidade, na adaptabilidade e na capacidade de fornecer respostas rápidas, sendo iniciado e controlado pelo usuário que geralmente não é especialista em computação. A disciplina “Sistemas de Apoio à Decisão” justifica-se pela necessidade de assegurar ao egresso do curso a capacidade de aplicar conceitos, metodologias, técnicas e ferramentas para a análise do processo decisório nas organizações e no desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão.

 

Conteúdo Programático [TOPO]

 

 

Plano de Aulas [TOPO]

#

Data

Conteúdo

01

03/08/2010

Aula: Apresentação da Disciplina (Objetivo, Ementa, Programa, Avaliações, Bibliografia)

02

06/08/2010

Aula: Processo Gerencial; Decisões no Processo Gerencial; Processo de Tomada de Decisão; Tipos de Decisão (estruturada e não-estruturada); Etapas do Processo de Tomada de Decisão; Gerentes: papéis, limitações e estilo decisório

03

10/08/2010

Aula: Classificação dos Sistemas de Informação sob a Perspectiva dos Níveis Gerenciais: SPT, SIG, SAD e SAE; Sistemas de Processamento de Transações (SPT); Sistemas de Informações Gerenciais (SIG); Sistemas de Apoio à Decisão (SAD); Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE); Características dos SAD; Tipo de Informação desejável a partir de um SAD; Classificação dos SAD: SAD Orientado a Documentos, SAD baseado na Web, SAD Orientado a Grupos, SAD Inter-Organizacional, SAD Orientado a Dados e SAD Orientado à Descoberta de Conhecimento; Exercício de Sala: Tomada de Decisão

04

13/08/2010

Aula: Distribuição de SPTs e SIGs nas empresas; Necessidades gerenciais; Importância de uma base de dados centralizada e integrada; Data Warehouse (DW): definição, função básica, características, implantação e desafios; Comparativo: DW x Bases Operacionais; Data Marts; Abordagens: DW à Data Mart e Data Mart à DW

05

17/08/2010

Aula: Processo de Data Warehousing (DWing); Camadas do Processo de DWing; Aspectos de ETL; Passos para Construção de um DW; Profissionais envolvidos; Ambientes de Modelagem (OLTP e OLAP); Modelagem Multidimensional: dimensões, granularidade e hierarquia

06

20/08/2010

Aula: Vertentes para Modelagem Multidimensional (MOLAP, ROLAP e HOLAP); Modelos Multidimensionais: Estrela e Flocos de Neve; Escolhendo a Granularidade; Definindo Características de Dimensões; Dimensões Compartilhadas

07

24/08/2010

Aula: Um Processo ETL implementado sem o uso de ferramenta específica

08

27/08/2010

Aula: Apresentação da Ferramenta de ETL Oracle Warehouse Builder (OWB) – Parte 1; Entrega do Artefato 1

09

31/08/2010

Aula: Apresentação da Ferramenta de ETL Oracle Warehouse Builder (OWB) – Parte 2

10

03/09/2010

Aula: Acompanhamento do Projeto junto aos grupos; Entrega do Artefato 2

 

07/09/2010

Feriado Nacional – Independência do Brasil

11

10/09/2010

Aula: Limpeza de Dados

12

14/09/2010

Aula: Limpeza de Dados; OLAP no Excel (Tabelas Dinâmicas): http://vimeo.com/13605739; Entrega do Artefato 3

13

17/09/2010

Seminário 01: Ferramentas para Migração de Dados

 

21/09/2010

WDCopin’10 – Workshop de Teses e Dissertações da Copin

 

24/09/2010

WDCopin’10 – Workshop de Teses e Dissertações da Copin

14

28/09/2010

Seminário 02: Ferramentas ETL (Extração, Transformação e Carga) – Parte I; Entrega do Artefato 4

15

01/10/2010

Seminário 03: Ferramentas ETL (Extração, Transformação e Carga) – Parte II

 

05/10/2010

Viagem do Professor

 

08/10/2010

Viagem do Professor

 

12/10/2010

Feriado Nacional – Padroeira do Brasil

16

15/10/2010

Seminário 04: Ferramentas para Limpeza de Dados

17

19/10/2010

Entrega do Artefato 5

18

22/10/2010

Seminário 05: Ferramentas OLAP

19

26/10/2010

Entrega do Artefato 6

20

29/10/2010

Aula: Mineração de Dados

 

02/11/2010

Feriado Nacional – Dia de Finados

21

05/11/2010

Seminário 06: Ferramentas para Mineração de Dados (Data Mining)

22

09/11/2010

Entrega do Artefato 7

23

12/11/2010

Prova

24

16/11/2010

Projeto (Atendimento aos Alunos)

25

19/11/2010

Projeto (Atendimento aos Alunos)

26

23/11/2010

Entrega do Artefato 8

27

26/11/2010

Apresentação dos Projetos

28

30/11/2010

Apresentação dos Projetos

29

03/12/2010

2ª Chamada da Prova

30

07/12/2010

Prova Final

 

Pré-Requisitos [TOPO]

Banco de Dados I

 

Carga Horária [TOPO]

60 horas/aula (04 créditos)

 

Metodologia [TOPO]

A metodologia de estudo para a disciplina consiste na apresentação de aulas expositivas e participativas sobre conceitos e idéias relacionadas com a informação em contextos decisórios, além de um projeto que aborda aspectos práticos do dia-a-dia dos sistemas de apoio à decisão. Seminários para aprofundamento de alguns temas são sugeridos para grupos de estudo, que serão avaliados nos aspectos: desenvolvimento do conteúdo, apresentação didática, comunicação, elaboração de material didático como texto, slides produzidos e resumo. Os grupos de estudos também serão avaliados nos aspectos comportamentais: motivação, liderança, relacionamento interpessoal, gestão do tempo, capacidade de organização e de geração de conhecimento.

 

Avaliações [TOPO]

Prova (30%), Seminário (20%) e Projeto (50%).

 

Notas [TOPO]

 

#

Nome

Nota 1

Seminário

Projeto

2a Chamada

Média Parcial

Final

Média Final

01

ANDRYW MARQUES RAMOS

9,7

8,1

8,1

-

8,6

-

8,6

02

ANTONIO VICTOR TAVARES NETO

5,3

7,4

8,0

-

7,1

-

7,1

03

ARTHUR GARCIA DE CARVALHO

6,0

8,6

7,1

-

7,1

-

7,1

04

CAIO SANTOS BEZERRA NOBREGA

9,0

7,9

8,1

-

8,4

-

8,4

05

DAMYHONN DOS SANTOS PAULINO

-

-

-

-

-

-

-

06

DANIEL GONDIM ERNESTO DE MELO

7,4

6,9

8,0

-

7,6

-

7,6

07

DANIEL LUCENA

3,3

7,1

9,2

-

7,0

-

7,0

08

DANILO ROBERTO DE SOUSA LEANDRO

10,0

7,6

7,1

-

8,1

-

8,1

09

DIMAS CASSIMIRO DO NASCIMENTO FILHO

10,0

8,2

8,5

10,0

8,9

-

8,9

10

DIOGENES GALDINO GONDIM

6,5

7,6

8,1

-

7,5

-

7,5

11

ERIKA FERRAZ CAMPOS FLORENTINO

7,4

7,3

7,5

-

7,4

-

7,4

12

EUGENIO DE CARVALHO SARAIVA

8,1

7,9

7,1

-

7,6

-

7,6

13

FILIPE CAROLINO FERREIRA DE ANDRADE

5,0

8,1

8,1

-

7,2

-

7,2

14

FILIPE DA SILVA COSTA

8,0

8,4

8,0

-

8,1

-

8,1

15

GUSTAVO RAMOS DE SOUSA

7,2

9,4

8,5

-

8,3

-

8,3

16

IURY DEWAR CRUZ DE OLIVEIRA NUNES

7,0

7,6

9,2

-

8,2

-

8,2

17

JOSE LEANDRO DE ASSIS

6,5

7,6

8,5

-

7,7

-

7,7

18

KEMERSON ARAUJO MEDEIROS DE SOUZA

2,8

7,9

9,2

2,8

7,0

-

7,0

19

MARCIO DE CARVALHO SARAIVA

7,3

8,6

7,1

-

7,5

-

7,5

20

MARCUS ANTONIO UCHOA C. DA CUNHA

-

-

-

-

-

-

-

21

MATHEUS BRASILEIRO CAMPOS

5,6

7,3

7,8

-

7,0

-

7,0

22

MELINA MONGIOVI CUNHA LIMA SABINO

9,8

7,4

7,5

-

8,1

-

8,1

23

TALES GURJÃO

5,2

7,1

8,0

-

7,0

-

7,0

24

TIAGO EDUARDO DA SILVA

8,5

7,6

7,5

-

7,8

-

7,8

25

VITOR AVELINO DUTRA MAGALHAES

7,0

7,8

9,2

-

8,3

-

8,3

26

VITOR DE SOUZA AMARAL

4,6

6,9

8,5

4,6

7,0

-

7,0

 

 

7,0

7,8

8,1

 

7,7

 

7,7

 

Pesos

 

Prova

0,3

Seminário

0,2

Projeto

0,5

 

Bibliografia [TOPO]

KIMBALL, R., ROSS, M., THORNTHWAITE, W., MUNDY, J., BECKER, B. The Data Warehouse Lifecycle Toolkit. Wiley, 2nd Edition, 2008.

SILBERSCHATZ, A., KORTH, H., SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de Dados. Campus, 5ª Edição, 2006.

SPRAGUE, R. H., WATSON, H. J. Sistema de Apoio à Decisão. Campus, 1991.

INMON, W. H. Building the Data Warehouse. Wiley, 4th Edition, 2005.

BOUMAN, R., DONGEN, J. Pentaho Solutions: Business Intelligence and Data Warehousing with Pentaho and MySQL, Wiley, 2009.

TURBAN, E., ARONSON, J. E., LIANG, T.-P., SHARDA, R. Decision Support and Business Intelligence Systems. Prentice Hall, 8th Edition, 2006.

TAN, P.-N., STEINBACH, M., KUMAR, V. Introduction to Data Mining. Addison-Wesley, 1st Edition, 2006.

HAN, J., KAMBER, M. Data Mining: Concepts and Techniques. Morgan Kaufmann, 2nd Edition, 2006.

 

Sites Interessantes

- Decision Support Systems Resources. http://www.dssresources.com/

- KDNuggets. Data Mining Community's Top Resource. http://www.kdnuggets.com/

Projeto [TOPO]

Projetar e implementar um Sistema de Apoio à Decisão, usando ferramentas ETL (Extração, Transformação e Carga), de consulta OLAP e de Data Mining. O SAD será desenvolvido em etapas, sendo produzidos artefatos em cada uma delas a serem entregues ao Professor, corrigidos pelo mesmo e devolvidos aos alunos.

 

Etapas do Projeto*:

 

#

Etapa

Artefato de Entrega

Entrega

Descrição

1

Carga e análise da base de dados

Dicionário de dados e Modelo Lógico

27/08/2010

A etapa de carga só será efetuada caso a base de dados a ser usada pelo grupo estiver em formato texto, em script ou em um SGBD que não será o usado pelo grupo. A análise da base de dados consiste em realizar uma engenharia reversa da base de dados no sentido de obter o esquema lógico e, em seguida, entender seus elementos (por exemplo, tabelas, campos, relacionamentos e os próprios dados em si).

2

Sugestão de consultas gerenciais

Consultas descritas em português

03/09/2010

Consultas gerenciais (pelo menos 6) para caracterizar a necessidade de informação.

3

Construção do Modelo Multidimensional

Modelo Multidimensional (desenho + script SQL)

14/09/2010

Consiste em desenhar, em uma ferramenta CASE, o modelo multidimensional (star schema ou snowflakes). Além disso, é necessário montar o script contendo comandos DDL que permitirão criar fisicamente o esquema multidimensional proposto. A sintaxe dos comandos irá depender do SGBD escolhido pelo grupo para gerenciar o BD do DW.

4

Descrição do Processo de ETL

Documento mostrando possíveis problemas nos dados, correções a serem efetuadas e, principalmente, como os dados serão extraídos da base de dados, transformados e carregados no modelo multidimensional

28/09/2010

Consiste em especificar (documentar) como será feito processo ETL. Exemplo:

Origem                         Transformação                                           Destino

TabAluno.Nome            TabAluno.Nome || TabAluno.Sobrenome     Aluno.NomeCompleto

Tab.Aluno.Sobrenome

Mostrar como foi feita a limpeza de dados.

5

Implementação do Processo de ETL

Mostrar o Processo ETL funcionando (saída: modelo multidimensional carregado) em uma máquina levada para a sala de aula.

19/10/2010

Implementação do Processo de ETL (inclui a criação do modelo multidimensional) usando Ferramenta ETL. Cada grupo pode usar a ferramenta ETL que quiser.

6

Implementação das consultas em SQL

Consiste em entregar um script contendo os comandos SQL referentes a cada uma das consultas gerenciais propostas (etapa 2)

26/10/2010

Executar as consultas propostas na etapa (2) no modelo multidimensional; Uma máquina deve ser levada para a sala de aula para demonstração

7

Implementação das consultas usando uma ferramenta OLAP

Documento descrevendo (ilustrado com figuras) as etapas para montar as consultas gerenciais. O artefato deve ser mostrado funcionado ao professor em sala de aula.

09/11/2010

Consiste montar cada uma das consultas gerenciais que foram propostas em uma ferramenta OLAP

8

Uso de Técnicas de Data Mining

Descrição da análise efetuada (descoberta do conhecimento), descrição da técnica utilizada e a saída do algoritmo explicada (ex.: um gráfico). O artefato deve ser mostrado funcionado ao professor em sala de aula.

23/11/2010

Usando uma das técnicas de Data Mining aprendidas na disciplina (+ alguma ferramenta de Data Mining), implementar um algoritmo para análise dos dados disponíveis no modelo multidimensional

 

(*) O Estudo de ferramentas (CASE, ETL, OLAP e Data Mining) deve ocorrer em paralelo.

 

Horário [TOPO]

Sala CD 105

 

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

SÁB

08:00-10:00

 

 

 

 

 

 

10:00-12:00

 

 

 

 

 

 

12:00-14:00

 

 

 

 

 

 

14:00-16:00

 

 

 

 

 

 

16:00-18:00

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula em sala (CD 105)

 

Atendimento na sala do professor (Sala 212)

 

Lista da Disciplina [TOPO]

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