ESUNI
CRM
Voltar

CNPq-IO

Introdução - ESUNI - CRM

O projeto Informatio Omnibus atendeu à Chamada de Projetos Cooperativos – “Tecnologias para o Desenvolvimento e Pesquisa em Conteúdos Digitais” – Referência CNPq 09/2001 – SocInfo/ProTeM 01/2001. O projeto propõe trabalhos de desenvolvimento tecnológico para:

  • geração de material de auto-instrução, em formato multimídia,
    sobre uso de recursos de informática na micro e pequena empresa, ou por profissionais
    liberais, ou ainda por estudantes de áreas não-tecnológicas para o cidadão comum
    (leigo em informática).
  • apoio a serviços de oferta de conteúdo de interesse educacional; e,
  • construção de produtos voltados para produção
    e distribuição de conteúdos digitais (informações sobre
    clientes e mercado, no caso, um pacote de
    software CRM para MPEs brasileiras);


ESUNI:
Material de auto-instrução: Acessar

CRM:
Muito se tem falado em aplicações de sistemas para melhorar o
gerenciamento dos negócios. Atualmente, as soluções de Customer Relationship
Management (CRM) são ainda mais evidentes, porque têm o objetivo de identificar os clientes, classificá-los e assim garantir melhores resultados para as empresas. O IO-CRM é um pacote de software CRM Open Source para pequenas empresas, que procura tornar o processo de implantação da cultura CRM o mais simples possível. O IO-CRM foi desenvolvido dentro do projeto Informatio Omnibus do CNPq. A versão mais recente disponível para download é a 4.1 (inclusive com manuais de instalação, do usuário e com interface web).
Você pode dispor, também, de dois documentos: um com a visão panorâmica sobre CRM,
seu uso nas empresas (principalmente nas pequenas) e seus mercados; outro com sugestões
de estratégia para adoção e uso de CRM em uma MPE. Acessar