Voltar

DADOS PESSOAIS: CURRICULUM VITAE RESUMIDO

antao@dsc.ufcg.edu.br
Fone: (083) 9971 1476
Fax: (083) 333 1528

Natural de Pernambuco, Brasil (1954). Cidadão honorário dos Estados Unidos da América (1970).

Fundou e coordenou inicialmente, o renomado Grupo de Redes de Computadores (GRC) da UFPB. Foi Vice-Diretor Executivo do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC).

É co-autor de 7 livros sobre redes de computadores e tecnologias relacionadas, publicados pela McGraw-Hill no Brasil e na Espanha. Suas áreas de atuação incluem negócios eletrônicos, redes de computadores, computação distribuída e engenharia de software. Orientou mais de 20 teses de doutorado e mestrado e publicou mais de 60 artigos técnicos no Brasil e exterior sobre suas áreas de atuação.

Promoveu, contratou financiamento e coordenou diversas cooperações tecnico-científicas envolvendo múltiplas instituições brasileiras de Pesquisa & Desenvolvimento e suas congêneres na Alemanha, Canadá, Chile, China e Estados Unidos.

Consultor para o CNPq, Hewlett-Packard, IBM, Ministério das Comunicações, Telebrás, Ministério da Ciência e Tecnologia, Nações Unidas (PNUD), SEBRAE Nacional, CHESF e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).

Foi Diretor de Comércio Exterior da Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática - ASSESPRO Nacional (1995-1996) e Diretor de Operações Internacionais da Sociedade SOFTEX do MCT/CNPq (1997-1999). Estabeleceu e/ou coordenou parcerias de negócios em software e serviços correlatos na Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Itália, Israel, Portugal e Turquia. Buscou financiamento e coordenou a participação de empresas brasileiras de tecnologia em feiras especializadas na Alemanha (Hannover), China (Beijing) e EUA (Las Vegas).

Empresário, fundou a Light-Infocon Tecnologia S/A, empresa produtora de software para Windows e Web, com prêmios e awards no Brasil, Espanha e Estados Unidos. Afastou-se das operações da empresa quando assumiu cargo de diretor da Sociedade SOFTEX (1997) e retirou-se do quadro de acionistas da empresa em 2000.

Atualmente é professor e pesquisador do DSC/UFCG, sobre Gerência de Processos de Negócios e sobre o impacto e retorno de investimentos em Tecnologias de Informação e Comunicações nos negócios.

Fazer download desse documento