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Procedimentos

Definição de procedimento
Sintaxe de um procedimento

Definição de um procedimento

Um procedimento é uma coleção de instruções para as quais é possível direcionar o curso de nosso programa, e uma vez que a execução destas instruções do procedimento tenha acabado, o controle retorna para linha que segue à que chamou o procedimento.

Procedimentos nos ajudam a criar programas legíveis e fáceis de modificar.

Quando se invoca um procedimento, o endereço da próxima instrução do programa é mantido na pilha, de onde é recuperado quando do retorno do procedimento.

Sintaxe de um procedimento

Há dois tipos de procedimentos, os intrasegments, que se localizam no mesmo segmento da instrução que o chama, e os inter segments, que podem se localizar em diferentes segmentos de memória.

Quando os procedimentos intrasegments são usados, o valor de IP é armazenado na pilha e quando os procedimentos inter segments são usados o valor de CS:IP é armazenado. Lembre-se que o registrador CS indica qual o segmento de código.

A diretiva que chama um procedimento é como segue:

CALL NomedoProcedimento

As partes que compõem um procedimento são as seguintes:

Declaração do procedimento
Código do procedimento
Diretiva de retorno
Término do procedimento

Por exemplo, se quisermos uma rotina que soma dois bytes armazenados em AH e AL, e o resultado da soma em BX:

Soma Proc Near    ; Declaração do Procedimento
Mov BX, 0         ; Conteúdo do Procedimento...
Mov BL, AH
Mov AH, 00
Add BX, AX
Ret               ; Diretiva de retorno
Soma EndP         ; Fim do Procedimento

Na declaração, a primeira palavra, Soma, corresponde ao nome do procedimento. Proc declara-o e a palavra Near indica que o procedimento é do tipo intrasegment, ou seja, no mesmo segmento. A diretiva Ret carrega IP com o endereço armazenado na pilha para retornar ao programa que chamou. Finalmente, Soma EndP indica o fim do procedimento.

Para declarar um procedimento inter segment, basta substituir a palavra Near para FAR.

A chamada deste procedimento é feito de modo idêntico:

Call Soma

Macros oferecem uma grande flexibilidade na programação, comparadas aos procedimentos.

Macros

Definição de uma Macro
Sintaxe de uma Macro
Bibliotecas de Macros

Definição de uma Macro

Uma macro é um grupo de instruções repetitivas em um programa que são codificadas apenas uma vez e, assim, poupam espaço, podendo ser utilizadas tantas vezes quantas forem necessário.

A principal diferença entre uma macro e um procedimento é que numa macro é possível a passagem de parâmetros e num procedimento não. No momento em que a macro é executada, cada parâmetro é substituído pelo nome ou valor especificado na hora da chamada.

Podemos dizer, desta forma, que um procedimento é uma extensão de um determinado programa, enquanto que uma macro é um módulo que especifica funções que podem ser utilizadas por diferentes programas.

Uma outra diferença entre uma macro e um procedimento é o modo de chamada de cada um. Para chamar um procedimento, se faz necessário a diretiva CALL, por outro lado, para chamada de macros é feita com se fosse uma instrução normal da linguagem assembly.

Sintaxe de uma Macro

As partes que compõem uma macro são as seguintes:

Declaração da macro
Código da macro
Diretiva de término da macro

A declaração da macro é feita como se segue:

NomeMacro MACRO [parâmetro1, parâmetro2...]

Do mesmo modo que temos a funcionalidade dos parâmetros, é possível também a criação de uma macro que não os possua.

A diretiva de término da macro é: ENDM

Um exemplo de uma macro para colocar o cursor numa determinada posição da tela:

Pos MACRO  Linha, Coluna
  PUSH AX
  PUSH BX
  PUSH DX
  MOV AH, 02H
  MOV DH, Linha
  MOV DL, Coluna
  MOV BH, 0
  INT 10H
  POP DX
  POP BX
  POP AX
ENDM

Para usar uma macro basta chamá-la pelo seu nome, tal como se fosse qualquer instrução na linguagem assembly:

Pos 8, 6

Biblioteca de Macros

Uma das facilidades oferecidas pelo uso de macros é a criação de bibliotecas, que são grupo de macros, podendo ser incluídas num programa originárias de arquivos diferentes.

A criação destas bibliotecas é muito simples. Criamos um arquivo com todas as macros que serão necessárias e o salvamos como um arquivo texto.

Para incluir uma biblioteca num programa, basta colocar a seguinte instrução Include NomedoArquivo na parte inicial do programa, antes da declaração do modelo de memória.

Supondo que o arquivo de macros tenha sido salvo com o nome de MACROS.TXT, a instrução Include seria utilizada do seguinte modo:

  ;Início do programa
        Include MACROS.TXT
        .MODEL SMALL
        .DATA
          ;Os dados vão aqui
        .CODE
        Inicio:
          ;O código do programa começa aqui
        .STACK
          ;A pilha é declarada
        End Inicio
          ;Fim do programa

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