Interrupções de hardware interno
Interrupções de hardware externo
Interrupções de software
Interrupções mais comuns
Dicionário de Computação
Interrupções internas são geradas por certos eventos que ocorrem durante a execução de um programa.
Este tipo de interrupções são gerenciadas, na sua totalidade, pelo hardware e não é possível modificá-las.
Um exemplo claro deste tipo de interrupções é a que atualiza o contador do clock interno do computador, o hardware chama esta interrupção muitas vezes durante um segundo.
Não nos é permitido gerenciar diretamente esta interrupção, uma vez que não se pode controlar a hora atualizada por software. Mas podemos usar seus efeitos no computador para o nosso benefício, por exemplo para criar um virtual clock atualizado continuamente pelo contador interno de clock. Para tanto, precisamos apenas ler o valor atual do contador e o transformar num formato compreensível pelo usuário.
Interrupções externas são geradas através de dispositivos periféricos, tais como teclados, impressoras, placas de comunicação, entre outros. São também geradas por co-processadores.
Não é possível desativar interrupções externas.
Estas interrupções não são enviadas diretamente para a CPU, mas, de uma forma melhor, são enviadas para um circuito integrado cuja função exclusiva é manusear este tipo de interrupção. O circuito, chamado PIC8259A, é controlado pela CPU através de uma série de comunicação chamada paths.
Interrupções de software podem ser ativadas diretamente por nossos programas assembly, invocando o número da interrupção desejada com a instrução INT.
O uso das interrupções facilita muito a criação dos programas, torna-os menores. Além disso, é fácil compreendê-las e geram boa performance.
Este tipo de interrupções podem ser separadas em duas categorias: Interrupções do Sistema Operacional DOS e interrupções do BIOS.
A diferença entre ambas é que as interrupções do sistema operacional são mais fáceis de usar, mas também são mais lentas, uma vez que acessam os serviços do BIOS. Por outro lado, interrupções do BIOS são muito mais rápidas, mas possuem a desvantagem de serem parte do hardware, o que significa serem específicas à arquitetura do computador em questão.
A escolha sobre qual o tipo de interrupção usar irá depender somente das características que você deseja dar ao seu programa: velocidade (use BIOS), portabilidade (use DOS).
![]() Powered by WebGlimpse |
|